
E tudo começou há muito tempo atrás, numa galáxia muito distante, quando J.J. Abrams e Damon Lindelof, grandes fãs da saga de George Lucas, se reuniram para conversar sobre Lost. J.J. vestia uma camiseta de Star Wars, a conexão perfeita para uma parceria de sucesso. (Esta história pode ser ouvida dos próprios em um dos extras do Box da 1ª temporada).
E enquanto a série se desenrola, não são poucas as referências à Star Wars. Tanto que encontrei uma série de citações google afora (principalmente na Lostpedia).
E para não deixar dúvidas, a foto acima é do escritório de Damon – ao fundo, um pôster de Guerra nas Estrelas.
(
Este post será melhor compreendido e curtido por quem conhece as duas trilogias Star Wars)
Referências mais do que diretasQuando Jack acalma Shannon durante um ataque de asma, Hurley diz "
Uau cara. Isto foi incrível. Quero dizer, foi tipo... um momento Jedi” - menção às habilidades mentais dos Jedis.
Ao comentar sobre a mudança para as cavernas, Sawyer diz à Kate:
"Bem, este é o verdadeiro truque, não é?" repetindo a frase de Han Solo no Episódio IV - Uma Nova Esperança.- para
Obi-Wan Kenobi ao falarem sobre evitar os embaraços Imperiais na viagem para Alderaan.
Na construção da balsa, Michael repete para Jin a bronca de Han Solo para Chewbacca enquanto consertam a Milleniun Falcon "
Não, não! Este vai aqui, este vai lá!".Sawyer, com seus hilários apelidos protagonizaram algumas das explícitas referências. Jin já foi chamado de Chewie por falar idioma diferente como o wookie e Hurley de Jabba. Jabba the Hutt é uma criatura parecida com um sapo, mas com sérios problemas de obesidade. E Benjamim Linus, nosso vilão preferido ganhou a alcunha de Yoda, o Jedi sabe tudo da galáxia.
O amigo imaginário de Hurley, Dave menciona os efeitos especiais da primeira trilogia de Star Wars:
"O quê? Você realmente acredita que eles explodiram a Estrela da Morte”.
Para libertar Karl da estação Hidra, onde é submetido àquela lavagem cerebral a la Laranja Mecânica (calma, isto é outra história), Sawyer e Kate utilizam truque similar ao usado por Luke, Han e Chewbacca para soltar a princesa Léia. Sawyer ainda reforça chamando de "
velha piada do prisioneiro Wookiee" (Han e Luke vestem-se como stormtroopers e Chewie finge ser um prisioneiro). E mais: Karl é prisioneiro na Sala 23 e Léia no Bloco de Detenção AA 23.

Karl ainda foi o responsável por incluir em Lost a famosa frase referência de Star Wars. Pouco antes de morrer, ele diz à Alex:
"tenho uma mau pressentimento sobre isto", frase dita em todos os seis filmes de Star Wars.
Também foi na quarta temporada, no flashfoward de Jack, que o doutor pisou em um dos brinquedos de Aaron: uma réplica da
Millennium Falcon, a nave de Han Solo.
Referências indiretas – ou não – e temas em comum.
Jin e Michael, enquanto constroem a balsa se comunicam em línguas diferentes e se entendem bem, como Han Solo e Chewbacca. Além disto, o Jin é boa praça assim como Chewie – são fiéis aos amigos e “pau pra toda obra”.
Sawyer mata Anthony Cooper exatamente da mesma forma que Leia acaba com Jabba the Hutt em O Retorno de Jedi, sufocando o com correntes.



E vai me dizer que Han Solo não foi inspiração para Sawyer. Anti-heróis que roubam a cena por serem bem mais interessantes do que o mocinho original, os dois são golpistas charmosos que acabam sendo responsáveis por grandes feitos.
Charlotte e Ben aparecem no deserto da Tunísia, cenário onde é filmado o planeta natal de Anakin e Luke Skywalker, Tatooine.
Em uma cena clássica do Episódio IV – Uma Nova Esperança, Obi-Wan Kenobi ensina Luke a usar o sabre de luz, falando da força e o faz usar o sabre sem enxergar para aguçar seus sentidos. Locke ensina Walt, que também tem poderes especiais a atirar facas de olhos fechados. As cenas são bastante parecidas e têm diálogos com conteúdos ideológicos comuns. É como se Locke dissesse: Walt, use the Force!


Michael matando Ana Lucia e Libby me fez lembrar da passagem de Anakin para o lado negro. Como na matança dos Jedis mirins no templo, Michael assumiu a necessidade de fazer o que fosse preciso para salvar seu filho – como Anakin fez para salvar Padme e o filho.
A Purgação me remete à Ordem 66 – aquela que aniquilou os Jedis de forma totalmente traiçoeira - e foi comandada por Benjamin Linus. Ben, aliás, me lembra muito o Imperador Palpatine – que ordenou a Ordem 66. Como Palpatine, Ben usa das palavras e da dissimulação para influenciar as pessoas. É altamente manipulador. Seria Ben um Sith?
Já postei sobre isto, mas vale repetir: Anakin e Locke – mencionados na mitologia das duas obras como “Escolhidos” têm cicatrizes bem parecidas e do mesmo lado do rosto. Além disto, os Jedis possuem estreita ligação com a Força, assim como Locke e Walt em relação à Ilha.
George Lucas parece ter conflito pai e filho como questão pessoal. Ao menos é o que mostra a repetição do tema em suas obras: Indiana Jones, American Grafit e claro, Star Wars, com a abordagem entre Luke e Darth Vader. E em Lost, o tema é enfocado nos relacionamentos entre Jack/Claire e Christian, Hurley e seu pai, Michael e Walt, Antony Cooper e Locke, e por aí vai...
Os gêmeos separados ao nascer Léia e Luke se conhecem em uma aventura sem saber que são irmãos. Assim, como Jack e Claire.
Atores em comum
Billy Dee Willians, que interpretou Lando Calrissian em O Império Contra Ataca e O Retorno do Jedi, participou de Lost como ele mesmo. No episódio Exposé, ele contraceneou como Nick como o Mister. LaShade o Cobra - no seriado que ela era uma dançarina.
E esta eu realmente não sabia: Bai Ling – estranha namorada tailandesa de Jack no pior episódio da série, Achara, interpretou a senadora Bana Bremu em A Vingança do Sith, mas as cenas foram cortadas e ela somente pode ser vista no disco 2 do DVD, na seção de cenas deletadas.
O que disseram
Em entrevista a Entertainment Weekly, Damon Lindeloff comparou Jacob ao Imperador Palpatine: "Jacob — o presumido líder dos Outros – é um personagem que tem grande significância para nosso universo como o Imperador tem para o universo Star Wars. — um personagem que você não conhecia até oRetorno do Jedi, mas que era mencionado em todo os filmes antecessores. Jacob é o cara que terá um significado muito grande para a série".
E agradeço a Anita pela ajuda para encontrar referências. Ela tem um post bem legal sobre isto também!