6 de nov. de 2008

Risco de Extinção

Sou uma leitora ativa que geralmente não implica com gêneros, autores, etc. Sempre aproveito algo de uma obra literária. Mas, sinceramente, o livro Risco de Extinção, da série lançada para contar a história de outros sobreviventes do vôo 815 me aborreceu.
De autoria de Cathy Hapka, o livro enfoca Faith, uma hiper insegura bióloga simpatizante das causas ambientais que, como todos por lá, viveu uma história “pesada” antes de cair na Ilha.
Tinha tudo para ser bacana. A premissa é boa e poderia render interessantes observações sobre a Ilha e seus fenômenos inexplicáveis. Mas a boa intenção pára por aí e comprova como faz diferença um bom tema cair nas mãos erradas.
O livro é previsível e os personagens são o ápice do clichê. Por ser uma simpatizante também das causas ambientais, fiquei totalmente aborrecida com o modo como descrevem os ativistas: todos são idiotas desocupados radicais que vivem soltando frases bobas. Tudo muito maniqueísta, embora a autora se apóie no discurso que “meio termos” é sempre a melhor saída. Mas soa muito falso.
Na Ilha, o período é dos primeiros dias: entre a queda do avião e a caçada de javalis. E se há algo interessante, é a visão da queda e de cenas da primeira temporada sob ótica de outro sobrevivente. Mas é só.
Por amar Lost e considerar a série uma obra prima, acho que o livro deveria ter sido escrito por um autor mais gabaritado. Lost é um produto de primeira linha.
Enfim, sei lá....Espero que o Identidade Secreta seja melhorzinho....

2 comentários:

Danilo Artimos disse...

eu vi alguns desses livros a venda, mas eu não tive coragem de lê-los, por medo de acabar com a mágica que tem por trás de Lost, mas pelo que li só alguns trechos que são bacanas...

Thiago Paulo disse...

Realmente é como você disse, os livros são todos previsível... e os frashback são prioridade. Tenho que dizer que prefiro a série... mais tenho que ler os outros livros! Principalmente Bad Twin, que dizem ser escrito por Sthepan King.

Abraços...

Mais e mais

Related Posts with Thumbnails