25 de mar. de 2009

Sayid e o jovem Ben

A aproximação entre Sayid, muito apagado até então, e o joven Benjamin Linus desperta possibilidades interessantes para a trama.
A primeira hipótese que considerei é o impulso do iraquiano de matar o garoto (considerando que ele não teve contato com Faraday para saber que não se pode mudar o futuro), impedindo assim os futuros crimes e a série de situações adversas causadas pelo futuro psicopata. Mas seria Sayid tão frio a esse ponto? Alguém seria? Você mataria um futuro assassino ainda garoto?
Pode ser fácil afirmar que sim justificando a ato com meio para um bem maior, mas será que conseguiríamos realizar o ato na hora H? Os fins justificam os meios?
Essa é uma discussão filosófica interessantíssima e que vai longe. E eu adoraria ver Lost seguindo esta trilha...

Outra dinâmica bacana, levantada pelo Dan do Episódios Comentados em seu post sobre o capítulo é a possibilidade de envolvimento emocional entre o iraquiano e o jovem. E se Sayid se afeiçoasse a Ben? Poderia ele por meio de uma amizade sincera amenizar ou influenciar o distúrbio psiquiátrico (porque é evidente a existência de um desequilíbrio emocional nele) de Ben?
Pela máxima de que o futuro não pode ser modificado não. Mas vamos esquecer um pouco esse pragmatismo. Vamos viajar um pouco e imaginar que coisa maravilhosa seria poder modificar o presente agindo no passado. Meu lado sonhador insiste que seria legal ter um pouco de fantasia nesse ponto. Oras, se nos dispomos a acreditar (figurativamente) que existe um monstro de fumaça e que os losties realmente fizeram um longo tour pelas décadas, por que não estar disposto a aceitar essa lírica alternativa - desde que utilizada com critério, claro?
Acho que teríamos imensas opções narrativas e dramáticas.

Por enquanto, só resta cogitar, especular e aguardar.

Bom episódio e não esqueçam: voltem aqui na sexta para o comentário de He`s Our You.

2 comentários:

KA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Petterson Lima disse...

Ainda não consegui ver o episódio dessa semana. Acho que nossos reviews sairam juntos. hahaha

Beijo K.

Mais e mais

Related Posts with Thumbnails