20 de mar. de 2009

Insights cinematográficos

Duas cenas em especial me chamaram atenção no episódio Namaste comentado no post anterior.


  • A visão da maquete da Estação Cisne, que aparentemente é projeto do chato do Radzinsky me remeteu à aparição da maquete da Estrela da Morte nos filmes O Ataque dos Clones e A Vingança dos Sith, da segunda trilogia de Star Wars. Interpretei como mais uma referência a obra de George Lucas, sobre a qual comento no post Que a Força esteja na Ilha . Como está ocorrendo em Lost, a saga é contada de tras para frente: primeiro conhecemos o futuro para voltar na segunda trilogia ao passado e entender os fatos que construíram aquele futuro. Embora seja apenas um recurso narrativo que uniu as duas trilogias de Lucas, não envolvendo viagem no tempo. Como fã de Star Wars das antigas, tive uma reação em parecida ontem a que tive ao ver a maquete da temebrosa Estrela da Morte nos filmes da segunda trilogia.


Maquete holográfica da Estrela da Morte

Maquete da Escotilha Cisne

  • Outro momento cinematograficamente interessante foi a foto mostrada por Christian a Sun e Lapidus, dos losties na turma de recrutas de 77. Com atmosfera sombria e assutadora, a aparição de pessoas do presente em fotos tiradas no passado me levou imediatamente ao desfecho do filme O Iluminado, de Stanley Kubrick, de 1980 (adaptação da obra literária de Stephen King), quando vemos o alucinado doido de pedra Jack - interpretado estúpida e assustadoramente bem por Jack Nicholson - em uma foto antiga do Hotel Overlook. Medo!!!

Jack/Nicholson em um baile de épocas passadas, no hotel assombrado

Os losties em 1977, eternizados nas lembranças da Dharma

Um comentário:

Thiago Paulo disse...

Olá..De nda..imagina, vc merece, o blog é muito bom!

Bom, achei esse episódio de Lost demaia, foi tudo tão bom, os encontros entre os oceanic 6 e os que ficaram na ilha. Porém, me deixou mais algumas dúvidas, como por exemplo: Porque a Sun não sumiu tb, afinal ela é uma dos oceanic six. Outra coisa, será que a quela pista é a aquela cois aque o james e kate foram obrigados a ajudar na cosntrução na 3 temporada, vc se lembra que eles ficaram carregando pedra? Se não me engano, alguém disse que era um apista.

N~çao vou aguentar até a próxima semana...ainda mais depois da cena final. Quem diria que Ben já tinha conhecido Sayd no passado, hien? Demas aquiulo! :)

abraços...

Mais e mais

Related Posts with Thumbnails