15 de mai. de 2009

A hora da Ilha


S05 E15/16 - The Incidente

O amor não mata, mas sepulta um coração em vida. Independente do destino que terá na continuidade da estória, Juliet estava morta antes mesmo de ser arrastada para o fundo daquele buraco. Porque para uma mulher de verdade não basta migalhas de um homem agradecido por quem é apaixonada. Ela quer o primeiro olhar.
O desespero de James naquela cena assustadoramente forte e impactante (para mim a mais impactante da série) era de culpa. Porque ele não pode evitar magoar a mulher que o transformou em alguém digno de ser amado.
E odiei um dos meus personagens favoritos, até então, por isto.

Foi um final de temporada excelente. Assustador muito, sim. Tenso como poucos, dava pistas de uma grande tragédia ou até de um sacrifício em massa. Parecia que qualquer um poderia ser morto. Até Jack parecia em compasso de despedida.
Independente das várias introduções claras à mitologia da Ilha: de Jacob, seu nêmesis misterioso, da morte confirmada de Locke e de outros aspectos bastantes relevantes para a trama, foi o aspecto romântico o maior catalizador de minhas emoções. Totalmente chocada com a despedida de Juliet, que definitivamente se consagrou como a presença feminina mais forte e representativa da série, além de, claro, ser a melhor atriz, não tinha mais interesse no embate entre Jacob e Ben/Locke, que na verdade era o inimigo secular da entidade dominante na Ilha.
Assisti sem interesse à morte de Jacob. Com certeza o fato terá importância vital para a continuidade de Lost e ditará o rumo da derradeira temporada. Mas para mim, mesmo hoje, já menos afetada pelo desconforto de ontem, ainda não me desperta muito interesse saber quem é de fato Jacob, por que ele desprezava Ben, o objetivo do segundo grupo - que parece um segundo clã dos Outros que vivia fora da Ilha. Sinceramente, ainda não estou pensando muito nisto.
Mas há algumas pistas: a voz da cabana que Locke ouviu ao ser levado por Ben era do inimigo de Jacob; Locke e Christian estão mortos; a Ilha foi movida por ordem deste inimigo de Jacob, ambos entidades com características etéreas diferentes dos seres humanos.


Se há Bem ou Mal, não sei. Mas não acredito. Lost nunca foi maniqueísta. E acho que não se tornará agora. E confesso que simpatizei com o senhor de nome desconhecido pela frase "Eles chegam, lutam, destroem e corrompem. Sempre termina assim” que nos remete a questão filosófica mais antiga e intrigante: a da natureza humana. Soou um pouco Nietzsche dialogando com um religoso, Jacob no caso. Mas geralmente eu escolho o lado errado para torcer...Ao menos sob a ótica padrão da sociedade.
Tudo isto teremos de sobra na sexta temporada. Podem acreditar.

O destino de Jack, James, Kate e cia é o que mais me intriga no momento. E aqui é bem mais complicado traçar teoriar. Não há pistas. Podem ter retornado a 2004, podem ter viajado para 2007, sendo o clarão mais um dos flashes que já vimos ocorrer anteriormente. Neste caso, o "eles estão vindo" dito por Jacob seria referência aos losties? Terá Juliet viajado no tempo como Desmond ao implodir a escotilha?
Continuo reforçando que seria extremamente interessante termos algumas mudanças decorrentes de interferências deles no passado. Seria sim. Deixem de ser pragmáticos.
Seja como for, gostaria muito que de alguma forma, Juliet estivesse viva. É a melhor personagem feminina. A que melhor representa as mulheres. Independente do romance com James, ela tem muito mais potencial para influenciar a estória. Sem contar que o retorno do triângulo amoroso Jack-Kate-James será realmente tedioso. Quem aguenta mais Kate usando e abusando dos homens ao seu redor?
Só resta esperar...

O que tem na sombra da estátua?
Ille qui nos omnes servabit ou Ele que vai proteger todos nós.


Foi ótimo:

- Vincent, Rose e Bernard! Adoro o casal. Eles mereciam paz!
Reparem que James e Juliet fazem festa para o cão, mas a Kate solenemente o ignora...



- Black Rock e a Estátua, cada vez mais presentes e próximos de terem suas histórias desvendadas.

- Eu adorei a briga de Jack e James! Quanta testosterona.

- Mais uma vez Michael Emerson se destaca, mesmo com aparição mais discreta e sendo subjugado por "Locke". Ben não passava de um joguete de Jacob, por quem era catgoriacamente desprezado. E sua atuação passou perfeitamente a sensação de fragilidade que ele escondia.

- Não tive a menor dó de Sayid. E parece que a possível morte dele não está sendo comentada muito também...Quem não tem compaixão por criança e animais, não tem salvação.

- Ah, claro! A atuação de Josh na cena da queda de Juliet foi muito fora de série.

É isto. Eu acho.

15 comentários:

Danilo Artimos disse...

ai meu Deus... é sempre lindo e doce ler seus reviews... parabéns e ainda chorando por Juliet... :(

Gabriel Henrique disse...

Ka! Como foi triste ver a Juliet caindo no buraco né ?! Sério, uma das cenas mais emocionantes ever...Lágrimas rolaram! xD
Eu acho - e espero - que ela não morra...Por isso nem estou de luto...Mas mesmo assim, fiquei triste...

Entãao, season finale fodástica...Tudo de Bom!
Jacob em carne e osso, a estátua, a revelação do Locke fake, a tentativa de explodir a bomba...Tudooo...

Agora é fazer um esforço e esperar 2010, né ?! :(

PS¹ : Vincentt!!!
PS² : Sayid morreu ?! :O

Thiago Paulo disse...

Oiê, finalmente vimos o final, né? mais agora só em 2010... Será que a gente aguenta?

Bom, eu adorei o Jacob, e quero ver mais dele na ilha... E acho que o Richard veio no Black Rock, sem contar, que fiocu claro que Bernard e Rose são Adão e Eva.

Muito bom, quase morri de emoção com a Juliet caindo, porque ela, prefiria que a Kate tivesse caido. Que raiva, ainda mais que não tem como a gente imaginar o que vai acontecer... Este foi o final mais dificil de imaginar para Lost.

Bjs...

Anônimo disse...

Oi, Ka!

Seus comentários sempre são únicos! É mesmo um prazer lê-los.

E você me revelou algo que até então me intrigava: o que Richard Alpert respondeu à misteriosa pergunta. Isso levanta ainda mais dúvidas sobre "o que é" Jacob.

Foram tantas surpresas seguidas que foi difícil ordenar as coisas para escrever meu review. Hoje, fiquei ainda o dia todo com Lost na cabeça, conjecturando, desmontando as idéias, e ainda sem saber o que esperar da próxima temporada.

Imagine então como todos estaremos daqui a um ano, quando o seriado já tiver terminado???

Lost é fantástico e é único. A maneira como os personagens são construídos e desmontados logo em seguida é excepcional. Puxa, John Locke foi apenas John Locke. E Richard parece também ser "apenas" Richard. Por outro lado, Jacob e o "outro" têm muito ainda a ser revelado.

Quem é este "homem" que consegue assumir a forma de um homem morto? Seria ele também a assumir a forma de Christian e Alex???

Mistérios e mais mistérios. Esses próximos meses devem gerar muitas especulações mas, como sempre, duvido que consigamos entender o que há por trás das mentes criativas de Lost.

Parabéns pelo seu texto, ótimo como sempre!

Um abraço!

Adelson

Lilica disse...

Kah

Tbem fiquei arrasada com a possivel morte da Juliet. E tbem com o fato do Sawyer ficar de olho comprido pra cima da kate. Minha esperança é que os produtores recebam tanto xingamento por isso que desistam dessa ideia de separar suliet.

No mais gostei do episodio. Achei interessante essa guerra Jacob/entidade, o fato do lock tah morto realmente me surpreendeu. E principalmente me deu dó do Ben. Tadinho sempre com complexo de rejeição.

Esperar 9 meses vai ser realmente um parto, mas sigo forte acreditando em Suliet e Jate. hehe

Beijoooooo

Petterson Lima disse...

Muito forte né K?
Também fiquei bastante sentido pelo acontecido com Juliet. Foi uma season finale sensacional, Lost nunca faz feio quando o quesito é final de temporada.

A única coisa ruim desse season foi o Jack franco atirador né? Pff HAHAHH =P

Lilica disse...

Kah

Claro que pode pegar sim! hehe!

Acho que o Sawyer ainda pensa na Kate, mas mais como aquele namorado do colegio que vc idealiza e qdo encontra fica pensando o que poderia ter sido. Mas ai o momento passa e vc vê que o amor é algo mais real e o que vc tem é real e não vale a pena ficar divagando por algo abstrato. Sei lá, mas eu confio em Suliet, sou jater fanatica, mas confesso que suliet me emocionou bem mais nessa temporada e vejo muitas pessoas ate que nem ligam pra essa coisa de Shipper que estão fascinados com James e Juliet, não vejo Darlton sendo burro e acabando com isso.

Vamos ficar na torcida.

Beijo querida!

Leco Leite disse...

Como é bom passar aqui e ler esses coments...

Muita gente não "percebeu" ou não entendeu que o "HELP ME" era o inimigo de Jacob... Parabéns, Ka!!!

E olha, acho que estou "torcendo" pelo inimigo tbm... hehehe... Mas Jacob era um cara bacana. Meio fanfarrão...

Bjo, moça...

J.J. disse...

Ka, seus reviews de lost sao otimos pq vc consegue passar seus sentimentos.
Axo q eh unanime q esse episodio foi o melhor de todos de Lost. Nao preciso falar mais nada.

Ainda chorando por Juliet. [2]

KA disse...

Valeu pessoal!
Obrigada pela participação e pela força!
Eu realmente tento fazer algo diferente nas resenhas, JJ. Tento falar como uma fã, passando o que sinto ao ver os episódios.
Bjs a todos

Equipe ToonSeries disse...

Tenho uma dúvida que queria ver se alguém compartilha dela:

com certeza já deve ter lido o pessoal em vários blogs, comunidades, etc.. com a teoria de que o Bernard e a Rose seriam os famosos ossos de "Adão e Eva" da caverna na primeira temporada, aí vai a dúvida:
se isso for verdade qual seria a explicação do casal não ter voltado no tempo enquanto o resto, aparentemente pela cena final do Jack novamente abrindo os olhos na floresta, voltaram ao presente.

hahaha sei que to pensando muito adiante, mas...

Parabéns pelos comentários, como sempre muito gostosos de se ler.

Ricardo Braga
Equipe ToonSeries

Paulo Montanaro disse...

Olá KA!

Mais uma vez, parabéns pela postagem e pelo trabalho no blog. É engraçado acompanhar opiniões femininas depois de estar sempre conectado a outros blogs, com outros enfoques. Muito bom mesmo! Se em muitos lugares disseram que o ponto fraco deste season finale foram as mudanças de opinião diante sentimentos amorosos, é bom ver uma outra idéia...

Há braços

Há braços
Paulo

KA disse...

Ricardo,
Eu acho que este aspecto que você cita é um dos pontos fracos da teoria de Rose e Bernard serem Adão e Eva. Pois eles deveriam acompanhar os losties, afinal estão no mesmo "barco" do destino, não...
Obrigada, Paulo! Tento fazer um blog com visão feminina mesmo, hehehehe. É preciso contrabalancear as visões, né!!
Abs a todos

Equipe ToonSeries disse...

KA,
é isso mesmo que acho também, que essa teoria do povo é meia infundada, espero que os produtores de Lost não pensem em fazer isso, seria uma falha tremenda.

Ricardo Braga
Equipe ToonSeries

Kaká disse...

Otimo review!
Eu tambem tive uma raivinha do Sawyer, mas depois fiquei com pena quando a Juliet caiu no buraco.
Eu so achei a desculpa do Dr. Jack para explodir a bomba meio esfarrapada, pela Kate?
Eu so vi o episodio uma vez, vou ver outra assim que der.
Tambem gostei da briga dos Dr. JAck e Sawyer. Os dois mereciam apanhar.

O Locke eh muito loser.
Nota 10 para o Ben.
Adorei quando a Rose (ou foi o Bernard) disse que eles estavam aposentados. :)
Vou tomar vitaminas e exercitar para chegar ate 2010 e ver essa ultima temporada.

Mais e mais

Related Posts with Thumbnails